SAPATA DE FREIO - BRAKE SHOES

Para que serve

A sapata de freio é parte integrante do sistema de frenagem dos veículos que utilizam o sistema de freio a tambor. Sua função é produzir atrito contra o tambor, assim como uma pastilha de freio gera atrito contra o disco de freio, fazendo com que o veículo freie.

Como funciona

Basicamente o freio a tambor é constituído de Cilindro de Roda, Sapatas de Freio e Prato, além do próprio Tambor, Roda e Pneu. O Tambor de Freio é fixado à roda e gira junto com ela. As Sapatas de Freio ficam fixas no prato que, por sua vez, é montado no conjunto do eixo da suspensão. Quando é acionamos o pedal do freio do veículo, o Cilindro de Roda recebe uma pressão hidráulica e pressiona as Sapatas de Freio contra o Tambor de Freio, provocando atrito. Com o atrito gerado, o Tambor tenta arrastar as Sapatas, mas isto não ocorre por estarem fixas ao prato pela placa de apoio.

Dicas

  • Verifique sempre o nível do fluido de freio.
  • Se o fluido de freio estiver abaixo do mínimo, pode significar vazamentos.
  • Se durante uma frenagem notar que é preciso usar mais força no pedal de freio, pode significar que a lona de freio esteja gasta.

Curiosidades

  • No início dos anos 1900 foram introduzidos os primeiros sistemas de freio a tambor mecânico.
  • Em 1918, Malcolm Lougheed inventou o sistema de freio a tambor hidráulico
  • Nos primeiros sistemas de freio a tambor os mecanismos eram externos e ficavam expostos.

Certificados de qualidade

  • certificado
  • certificado