DICAS PARA ABASTECER SEU CARRO FLEX

27/06/2014

A Maxi Automotive separou algumas dicas para você abastecer seu carro flex com toda a segurança, acompanhe as dicas a seguir e fique tranquilo.

Ao abrir o capô do seu carro, sabe aquele reservatório com a tampa vermelha? Então, esse é o famoso “tanquinho” que serve para armazenar gasolina e é utilizado para facilitar a partida do carro.

É comum as pessoas se lembrarem de quando acordavam nas manhãs frias e ficavam por alguns minutos tentando dar a partida e “esquentando” seus carros movidos a etanol. Com os carros flex esse problema foi resolvido justamente com o “tanquinho”.

Quando seu carro está abastecido com etanol ou possui muito mais etanol do que gasolina (nos casos de mistura) o veículo usa a gasolina do “tanquinho” para dar a partida. Mas isso só acontece quando a temperatura estiver abaixo dos 18ºC.

Mas o que acontece se eu não abastecer esse reservatório? Se você estiver em regiões quentes, pode nem chegar a notar diferença. Mas se você estiver em regiões mais frias, você pode ter alguma dificuldade para dar a partida no seu carro.

O recomendado é que sempre deixe este reservatório abastecido, para que evite o ressecamento, e faça uso de gasolina do tipo Premium, para que a gasolina não venha a apodrecer com facilidade, se não for usada por muito tempo.

Existem também, nos modelos mais novos, carros flex que não possuem este reservatório. Nestes veículos, existe um sistema que aquece o etanol na boca da entrada do motor e com isso permite dar a partida com facilidade.

Outro ponto importante é que a maioria dos veículos flex, que circulam no país, não fazem uma leitura rápida e precisa de uma eventual troca do tipo de combustível abastecido. Nestes casos, o veículo leva cerca de 15 minutos para fazer a leitura do novo combustível ou mistura. Caso você faça essa troca de combustível, é importante rodar um pouco antes de guardá-lo, para não ter problemas de partida na manhã seguinte.

Voltar